segunda-feira, 5 de maio de 2014

Se eu fosse publicitária, esse título seria genial

Crianças pedintes no centro de Lima, Peru. Abril/14.
Então é assim: vc estuda quatro, cinco anos para receber um título que vai te definir e te limitar para o "resto" da sua vida, certo? Para mim, foi assim durante um tempo. 

Ao mesmo tempo que o curso de jornalismo me orientou na vida, após me formar, há dois anos, eu me angustiei com a ideia de que ser jornalista poderia me impedir de investir em outros interesses, afinal, isso significaria falta de foco e perda de tempo e, bom, nesse início de século 21 vc já sabe, né? Tempo é valioso e ninguém quer perdê-lo em algo que não traga frutos.

Mas essa ideia de o quão limitador a profissão poderia ser para mim, não deixou de me inquietar e, por 254 vezes, pensei em fazer algo diferente e não necessariamente ligado ao jornalismo. Aí veio a ideia de criar esse blog! Nada mais inovador.

"Quero fazer o que gosto, mesmo que isso não esteja contemplado em meu diploma. E aqui estou. Para escrever sobre o que gosto: cotidiano e comportamento social." 

Após a ideia pioneira de um espaço único e inédito na blogosfera - em pleno 2014, isso soa tão "atual" como enviar cartas -, faltava pensar o tema central: culinária, turismo, problemas sociais, neofeminismo... A gama de ideias foi extensa e desisti 253 vezes. Foi quando me dei conta de que a variedade de assuntos que eu poderia tratar refletia a complexidade de quem sou e de quem somos. 

Aliás, isso é bem particular do jornalista, que precisa tratar de variados assuntos. Mas meu drama era ter a obrigação de ser "jornalística" nesse espaço. Bom, essa é minha profissão e não posso - nem quero - negá-la. Faz parte de mim, mas não determina quem sou. Nossas experiências ao longo da vida é que nos estão definindo constantemente.

Quero fazer o que gosto, mesmo que isso não esteja contemplado em meu diploma. E aqui estou. Para escrever sobre o que gosto: cotidiano e comportamento social. 

"Mas Marcela, vc tem propriedade para falar disso?"

Ai, meu filho, vc não entendeu nada. Leia esse post de novo.

2 comentários:

  1. gostei da idéia !!!!
    você Marcela tá de parabéns por ter essa iniciativa!! bjos

    ResponderExcluir
  2. Amei sua ideia e tenho ctz q esse blog será interessantíssimo, assim como vc!

    ResponderExcluir